Extrator para Molex

Ferramentas
  • Alicate de bico
  • Tesoura
Materiáis
  • 01 Antena velha de televisão


Para muitos que estão começando agora essa onda de casemod, um simples Molex é um mistério tremendo. Atendendo uma sugestão do Darth Invader, fiz esse tutorial para sanar algumas dúvidas e tentar facilitar a retirada desses pinos, que são chatos de serem retirados.

Considerações: Como muita gente ainda confunde um pino macho com o fêmea, irei tentar descrevê-los, para um melhor entendimento:

Conector Molex Macho: Todo conector mencionado como “macho” normalmente tem pinos que serão introduzidos em um conector fêmea.
De uma forma sugestionável, os conectores machos são comparados a pênis, os quais deverão ser introduzidos, e por isso são chamados de machos.
Todos conectores machos têm uma proteção para que os pinos não encostem em nada, evitando assim, um curto circuito.

Conector Molex Fêmea: A característica de um conector “fêmea” é ter um orifício (buraco) onde deverá receber um pino macho.
De uma forma sugestionável, os conectores fêmeas são comparados a uma vagina, os quais deverão receber (alojar) um pino macho, e por isso chamados de fêmeas.

  • Faremos primeiramente o extrator para os pinos machos

passo 1 - Com uma tesoura, corte o primeiro estágio de uma antena velha de televisão (daquelas vendidas por camelôs) num tamanho aproximado de 4 ou 5 centímetros e usando um alicate de bico, desentorte a ponta cortada, deixando-a levemente oval.



Deixaremos a ponta um pouco oval, pois o diâmetro da antena é maior do que o diâmetro do pino macho, e portanto, amassando um pouco esse diâmetro, atingiremos o objetivo de empurrar as garrinhas do pino para dentro do próprio pino, fazendo-o passar por seu alojamento.

Para uma melhor visualização de como essas garras funcionam, fiz um corte no conector macho para que entendam melhor.

  • Na primeira foto, vemos como as garras abertas impedem que o pino seja empurrado para fora, pois as mesmas ficam obstruindo o orifício onde é alojado o pino.
  • Na segunda e terceira foto, usando o extrator e girando-o, faremos com que o diâmetro menor da parte oval empurre essas garras para dentro do próprio pino, liberando assim a passagem do mesmo pelo orifício de seu alojamento.

Após as garras terem entrado no próprio pino, é só puxar o fio pela parte de trás, que ele sairá facilmente, pois as garras não estarão mais abertas e impedindo a passagem desse pino.

Para recolocar esse pino em seu alojamento, de maneira que ele fique preso, é só abrir as garras novamente, usando uma chave de fenda bem pequena ou até mesmo uma agulha, e empurrar o pino para dentro do seu alojamento. As garras ficarão abertas novamente, impedindo assim que o pino saia pelo seu orifício.



  • Faremos agora o extrator para os pinos fêmea

Como os pinos macho e fêmea tem bitolas diferentes (macho +- 1,5mm e fêmea +- 2mm) pois um entra dentro do outro, não será possível usar o mesmo extrator para os dois, por isso usaremos um pedaço do 2º estágio da antena para confeccionar o extrator para pinos fêmea.

Passo 1 - Usando novamente a tesoura, vamos cortar o 2º estágio da antena, do mesmo tamanho que o primeiro extrator, e dessa vez, vamos desentortar a sua ponta, deixando-a redonda. Empurre o 1º estágio para que ele saia do 2º estágio por onde você cortou, deixando assim, a sua outra extremidade intacta (a que faz a junção dos 2 estágios).



Passo 2 - Agora, novamente, vamos deixar a extremidade ovalada, pois ela também é maior do que o pino fêmea.
Como citado, na construção do primeiro extrator, a parte oval terá a função de empurrar as garras do pino para dentro do mesmo.

Passo 3 - Para dar um acabamento melhor, corte a outra ponta da antena, e coloque dentro desse segundo estágio, na outra extremidade (onde foi feito o corte com a tesoura).

Passo 4 - Usando o alicate de bico, entorte o 2º estágio a fim de fixar a ponta da antena para que ela não saia.

Pronto, agora você já pode retirar os pinos dos molex sem sofrer e sem usar lentes de aumento para ver as garras.

Caso o extrator não consiga empurras as garras suficientemente para desobstruir a passagem do pino, é só apertar um pouco a extremidade ovalada com um alicate para obter sucesso na extração do pino.




Comentar

Weboy
blog comments powered by Disqus