Autor |
Mensagem |
Flat Head
Administrador

17/11/2002
39 anos
3832 mensagens
Porto Alegre - RS
|
Power Factor Correction-PFC ou Fator de Corre��o de Pot�ncia(FCP)
O Fator de Corre��o de Pot�ncia, que a partir de agora chamaremos de PFC, permite que a distribui��o da pot�ncia seja feita com a m�xima efici�ncia. Existem dois tipos de PFC, o Ativo e o Passivo. Todas as fontes de alimenta��o possuem um dos dois sistemas.
PFC Ativo
O sistema preferido � o Ativo, pois gera uma tens�o mais eficiente. Pelo fato de usar um circuito que corrige o fator de pot�ncia, o PFC Ativo � capaz de gerar um fator de pot�ncia te�rico de 95%. O PFC Ativo tamb�m reduz interfer�ncias, corrige automaticamente a voltagem da entrada de corrente AC, possuindo sele��o autom�tica de voltagem. J� que o PFC Ativo � um m�todo mais complexo de corre��o, os custos de fabrica��o de fontes com PFC ativo s�o maiores.
PFC Passivo
O tipo mais comum de PFC, infelizmente, � o Passivo. Ele usa um capacitor que filtra a entrada de AC para corrigir fatores de pot�ncia mais fracos. Pode ser afetado por altera��es na rede el�trica e no sistema de distribui��o. Exige a sele��o manual da voltagem (chave seletora 110/220). Al�m disso, n�o usa todo o potencial de energia da linha de AC.
N�o-PFC
Este tipo de fonte n�o � mais recomendado. Atualmente, na Europa, as fontes de alimenta��o s�o obrigadas a virem com pelo menos um dos dois sistemas - ativo ou passivo. |
_________________ Agua, simbolo da Vida - Preserve este milagre!
--------------
"A mente que se abre a uma nova id�ia jamais volta ao seu tamanho original" -Albert Einstein
"O c* tamb�m." -Clodovil Hernandes |
|
     |
 |
Mi7chael
Usu�rio

11/07/2003
25 anos
1098 mensagens
Itamaraju - BA
|
Se eu entendi direito, em uma fonte com PFC+ (ativo) a pot�ncia � melhor gerenciada chegando a 95% do que pode, certo??
As Troni 450SX e 400S possuem PFC ativo ou passivo ??
Obrigado ! |
_________________ Core 2 Duo e8400 3.0Ghz, 2gb ddr2 667 dual channel corsair, hd 1 tera samsung sata2, video XFX 9800GTX+ plus, fonte sollytech 600W, gabinete leadership blue light.
---
visitem: http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=22297
http://www.aconxegu.com.br |
|
    |
 |
snub
Usu�rio

24/06/2003
23 anos
389 mensagens
Ribeir�o Preto - SP
|
foi mal pela ignorancia flat, mas como eu descubro o PFC da minha fonte? |
_________________ .:r0ck3r'z.lifestyle:.
Hi! I'm a signature virus. Copy me into your signature to help me spread
Mac user. |
|
    |
 |
Tommy Vercetti
Usu�rio

12/08/2003
21 anos
1016 mensagens
Asa Norte - Bras�lia - DF
|
snub escreveu: |
foi mal pela ignorancia flat, mas como eu descubro o PFC da minha fonte? |
nao manjo nada de eletronica, mas acho que pode ser feito assim: se tem seletor pra voltagem de entrada � passivo e se � autovolt � ativo. me corrijam se eu estiver errado. |
_________________ A64 3200+ 939 90nm
1GB Corsair Dual
R9600 XT 500/600
120GB MAXTOR
200GB WD SATA
LCD 17" AOC
Gentoo Linux 2005.1 amd64
Ci�ncia da Computa��o na UnB
:forte: Auxiliar Geral do Linux Masters League :yeah: |
|
   |
 |
Lion Heart
Usu�rio

27/01/2003
24 anos
1296 mensagens
Curitiba - PR
|
Oi pessoal isso aqui rolou l� na hardmob um tempo atras e eu achei q seria de muito ajuda ao pessoal sobre o assunto aqui vai.
Malogro escreveu: |
PS: Eu me esqueci de mencionar, mas PFC n�o muda NADA na estabilidade nem nas voltagens fornecidas para o PC. O que muda muda em rela��o ao consumo, como discutido a seguir. Quanto ao aquecimento, fontes com PFC esquentam menos SIM. Mas � pouca coisa a menos. Valeu
Vamos l�:
[b]Afinal, que &$@&$&&@$ � exatamente Power Factor Correction? (Corre��o de fator de pot�ncia)
Seria preciso uns 3 anos de estudo at� que realmente se entendesse isso de forma correta - ent�o vamos resumir todo esse conhecimento em poucas linhas e me fazer sentir revoltado por ter feito tr�s anos � toa - basta dizer que a corre��o do fator de pot�ncia DESPERDI�A menos energia. Como? Bom, todos os equipamentos tem o que chamamos FATOR DE POT�NCIA. Um fator de pot�ncia ideal seria 1 (100% da pot�ncia � utilizada). Um exemplo seria um CHUVEIRO, por exemplo (que na teoria n�o � 1 mas chega beeeem perto). N�o vou entrar em detalhes, mas basta saber que 90% dos equipamentos produzidos e utilziados no Brasil tem fator de pot�ncia igual ou menor a 50% (Chamamos de fator de pot�ncia natural, 0.5). Fa�a as contas: Muita energia � jogada fora a cada dia, hora, minuto, segundo. Enquanto eu digitava isso mais de 10MW j� foram embora no Brasil.
Foram mesmo?
N�o realmente. N�o quero entrar em detalhes t�cnicos, basta saber que d� um preju�zo do caramba pras companhias de energia el�trica a corre��o do fator de pot�ncia.
R�! Mas n�o chega no meu bolso! Certo?
Certo e errado. Pagar voc� paga, seja direta ou indiretamente. A CPFL (bem como outras) cobram isso na conta de luz/taxas/etc. Tenha isso em mente. E o preju�zo n�o para por a�
Como assim?
A economia � um tro�o chato, complicado e idiota, mas que infelizmente funciona. Acontece que n�s, consumidores residenciais como eu e voc� (Classe B2 segundo a CPFL acho. ACHO, n�o tenho certeza. Se algu�m quiser ter certeza eu consulto...) n�o pagamos nada diretamente pela conta reativa que gastamos. S� pela que realmente usamos, os WATTS (W) que usamos. ACONTECE, que consumidores industriais e ALGUNS consumidores comerciais PAGAM pela conta reativa que usam - pois a CPFL tem um sistema de medi��o e cobran�a diferente pra eles, e eles PAGAM pelo que usam. S� que como o maquin�rio aqui do Brasil � uma josta (e � mais barato), eles preferem pagar mais barato e depois pagar mais na conta de luz. Meu amigo, a conte de luz de ind�strias pode atingir milh�es. E quem � que paga o pato? Adivinhou! Voc�, quando compra o produto. � um c�rculo vicioso.
Falou, falou e n�o falou nada. Que diabos PFC tem a ver com isso?
O ponto at� agora foi explicar como o FP influencia nossas finan�as. Mas o que uma FONTE tem a ver com isso? Vamos fazer uma continha r�pida: Num pc que gaste 300W e tenha FP = 0,7, temos 300/0,7 = 428VA
Isso � bem mais. Agora multiplique por mil computadores numa ind�stria. S� a perda j� d� uma boa grana a se pensar! Em um ano ou pouco mais, a compra de fontes com PFC cobriria o custo q voc� economizaria comprando uma xing-ling. D� o que pensar!
T�, J� ENTENDI! AGORA O RESIDENCIAL, POR GENTILEZA!
Calma, t� chegando! T�, agora vamos supor que voc� n�o possa de maneira nenhuma influenciar na compra de pc's pra ind�stria, de compra de equipamentos, e etc...ent�o que serventia tem pra voc� uma fonte com PFC? A� depende...
L� vamos n�s mudar de assunto de novo
F�rum tamb�m � cultura! X� continuar: Se seu PC com fonte xing-ling funciona normal na sua casa, a serventia de uma fonte com PFC �: NENHUMA
Ent�o fodam-se as fontes com PFC
Uou, calma a�! Ainda n�o terminei. � bom lembrar que alguns consumidores tem v�rios PC's em casa. E num quarto, n�o se tem apenas uma tomada pro computador ocupada. Normalmente temos TV's, aparelhos de som, etc. Isso tudo normalmente constitui um CIRCUITO de enercia el�trica (tudo ligado num disjuntor, se preferir). Se houverem v�rios PC's na casa e ela estiver sendo planejada por um engenheiro el�trico (acredite, nem 5% das casas hoje tem assinatura de um eng. el�trico. CASAS, apartamentos t�m pq � obrigat�rio parece. Em casa tamb�m � mas ng ficaliza, a� j� viu n�...) o engenheiro el�trico considera o ponto do PC como 1200VA. O custo disso pra voc�? Cabos, tubula��es e outras que custam mais caras que as equivalentes de pot�ncia menor, que poderiam ser usados. O custo pode at� completar o custo de uma fonte com PFC e at� mesmo pegar a fonte PFC de gra�a pra voc� (!).
Ah, ent�o CONSTRUINDO uma casa ou reformando o sistema el�trico � uma coisa a se pensar?
Pra sua pr�pria SEGURAN�A, sim
Como assim?
Por mais que voc� n�o pague por esta pot�ncia reativa, ela PASSA pelo seu fio. Mais energia por uma resist�ncia (fio), mais calor ela dissipa. E calor significa risco de inc�ndio;
Quer dizer q por usar uma fonte non-pfc eu corro risco de incendiar minha casa?
Ahn, n�o, eu exagerei muito. � quase imposs�vel, pra n�o dizer imposs�vel. Mas j� vi casos de gente com disjuntor caindo. E se o disjuntor cai, significa que o fio n�o estava aguentando. Se o pedreiro/eletricista/dono da casa for imbecil o suficiente pra trocar s� o disjuntor por um de maior amp�ragem, t� feita a cagada...e o seguro n�o cobre, pois � altera��o indevida (sem um eng; el�trico ou t�c. el�trico com CREA para autorizar)
Ou seja: Se t� bom com a cing-ling, pode colocar uma non�-pfc q n�o d� grilo..
S� se lembre que uma non-pfc TRUE POWER consome mais do que uma xing-ling.
AHHHHH FDP, Seja OBJETIVO, POR FAVOR!
Dif�cil. Leia tudo e considere todos os casos acima e veja onde voc~e se encaixa
Ufa \ / |
Malogro escreveu: |
Continuando a aula de hoje crian�as, antes que isso tamb�m entre em discuss�o
[b]Ok, eu j� me decidi para p�r 1000 computadores com PFC na minha empresa, achei que o gasto inicial compensa para economizar depois. Mas eu notei que existe o ATIVO e o PASSIVO. Qual a diferen�a?
Suficiente dizer que o passivo n�o � PFC de verdade. Ou devo dizer, n�o � um PFC que realmente adianta. A corre��o de PFC acontece da seguinte maneira: Quando h� muitos capacitores se adicionam indutores, e vice-versa. Na base, � isso
E a diferen�a entre ATIVO E PASSIVo ent�o seria...?
No caso do passivo, n�o existe INTERA��O. Os engenheiros/t�cnicos/etc "chutam" quanto a fonte vai consumir em m�dia (Ex: 75% dos consumidores consomem 200W), e colocam a corre��o de fator baseada nesse valor. T�cnicamente, se voc� acertar na mosca o quanto a fonte foi programada pra ter FP perto de 1, voc� tem uma fonte com alto FP, e equivalente a uma PFC Ativo
Ent�o � s� descobrir a configura��o b�sica e pronto!
H�, n�o. Primeiro que descobrir EXATAMENTE quantos watts cada config gasta j� vai ser um saco. E mesmo que voc� descubra, � sempre interessante lembrar que o computador gasta n�veis diferentes de energia gravando cd, sobre carga, sem muita carga, em idle, etc. Ou seja, � imposs�vel ter uma fonte com PFC passivo e 100% do tempo ter FP alto.
Mas adianta alguma coisa
Sim. No entanto, as com PFC ATIVO detectam a pot�ncia reativa e se "reprogramam" pra poder ficar 100% do tempo com FP alto.
Ent�o seria melhor comprar com ativo ou passivo?
Em termos de economia a futuro, ativo com certeza. No entanto, � sempre preciso ver em quanto tempo este investimento dar� retorno. Coisas de economista. |
Foi t�o interessante q ele colocou no site q tem participa��o.
http://www.hardbr.org/modules.php?name=Sections&op;=viewarticle&artid;=7
O link original da hardmob de onde foi extraido esta aqui.
http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?s=ec0dd1f5b8c392e9d0447e47002f036f&threadid;=269303
O texto � grande mas � muito interessante a sua leitura ainda mais pra quem vai comprar uma fonte nova e boa.
Se num quizer ler tamb�m... � menos conhecimento pra ti.... pregui�a � inimiga da perfei��o!.
Lion. |
_________________ Num lembro qual era minha assinatura \= lembro q tinha o link do meu case XD
http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=9731 |
|
      |
 |
Tommy Vercetti
Usu�rio

12/08/2003
21 anos
1016 mensagens
Asa Norte - Bras�lia - DF
|
hahaha muito muito legal isso Lion, gostei. valeu |
_________________ A64 3200+ 939 90nm
1GB Corsair Dual
R9600 XT 500/600
120GB MAXTOR
200GB WD SATA
LCD 17" AOC
Gentoo Linux 2005.1 amd64
Ci�ncia da Computa��o na UnB
:forte: Auxiliar Geral do Linux Masters League :yeah: |
|
   |
 |
Lost Cluster
Usu�rio

15/02/2004
30 anos
78 mensagens
Bras�lia - DF
|
O que o Lion trouxe do HardMob est� cert�ssimo, mas temo que o Malogro abordou a coisa de modo muito geral e acabou n�o ficando t�o claro.
(Se voc� quer ir direto aos "finalmentes", leia apenas os �ltimos par�grafos, em negrito)
Existem dois conceitos distintos: O primeiro, o Fator de Pot�ncia (FP) � a efici�ncia com que a carga usa a energia. S� existe em corrente alternada (AC), que � a energia da tomada em sua casa. Quando esse Fator de Pot�ncia est� baixo, ou seja, quando a carga est� jogando um monte de energia no lixo, ele deve ser corrigido. A� sim entra o segundo conceito e nome do t�pico, a tal Corre��o do Fator de Pot�ncia.
Um exemplo cl�ssico � das l�mpadas fluorescentes. Geralmente o reator tem um fator de pot�ncia que varia entre 0,65 e 0,95, ou seja, desperdi�a (em forma de pot�ncia reativa) entre 5 e 35% da energia. J� uma l�mpada incandescente tem fator de pot�ncia igual a 1, n�o havendo desperd�cio em forma de pot�ncia reativa. Mas ainda persistem as outras formas de desperd�cio, como a dissipa��o de calor (que torna, no final das contas, a l�mpada fluorescente mais eficiente que a incandescente, apesar da perda reativa).
Da� surgem mais dois conceitos muito usados tamb�m em inform�tica: O VA e o Watt. Watt � a pot�ncia �til, descontada a perda reativa. J� o VA conta tudo, pot�ncia utilizada e despedi�ada. Por isso estabilizadores e No Breaks usam VA como medida: por que n�o interessa o que vai ser feito com a energia fornecida por eles, eles v�o ter que aguentar (a� entra o exemplo dado no t�pico do Hardmob, de queimar a instala��o da sua casa e tal). voc� pode estar "puxando" 500VA e aproveitando 300W (para o estabilizador, interessa os 500VA e n�o os 300W). Watt = VA * Fator de potencia.
voc� pode dizer "E a�, o que minha fonte tem a ver com essa coisa toda?"
Uma fonte com um Fator de Pot�ncia maior � mais eficiente (quanto mais perto de 1 melhor), e voc� pode at� economizar alguma energia. N�o � vi�vel nem necess�rio tentar ajustar isso em casa. Quem cuida de ajustar o fator de pot�ncia dos usu�rios residencias � a distribuidora de energia, e para isso ela j� tem enormes bancos de capacitores e indutores nas esta��es de abaixamento de tens�o.
O neg�cio � que em pa�ses desenvolvidos, j� abarrotados e com fontes de energia esgotadas, o uso racional da energia � crucial: mesmo o mais reles micrinho tem que ser econ�mico. E d�-lhe fonte com ajuste inteligente pelo triplo do pre�o.
Resumindo: N�o faz a menor diferen�a para o nosso micro qual o fator de pot�ncia da fonte. Ela fornece os mesmos 300, 400, 450W que indica no r�tulo. Agora, para o seu estabilizador/nobreak isso importa, pois voc� pode sobrecarreg�-lo sem querer, somando os Watts como se fossem VA.
Lembrem-se: Watt = VA * Fator de Pot�ncia.
Watt s� vai ser igual a VA em cargas puramente resistivas, tipo um ferro de passar ou um chuveiro. No resto, voc� SEMPRE vai "puxar" mais VA na fonte do que os Watts indicados na etiqueta.
Geralmente o Fator de Pot�ncia � indicado por FP, ou uma letra grega (teta) ou em graus (a bolinha). Todo reator de l�mpada fluorescente tem, mas nunca v� indica��o em fonte de computador. |
|
|
  |
 |
mixim
Usu�rio

05/02/2004
21 anos
537 mensagens
Sao Paulo - SP
|
|
     |
 |
Visitante
N/D
N/D
N/D
N/D
|
Po cara q a marca dela e o site do fabriante devedizer. |
|
|
|
 |
F-a-n-L
Usu�rio

13/05/2004
23 anos
117 mensagens
Porto Alegre - RS
|
Em grosso modo se tem chave seletora de 110/220 � passivo, caso contr�rio � ativo..
Pq quando tem essa chave, o sistema de manuten��o de onda � dado por diodos e capacitores.. eu fiz um fonte dessas
J� no ATIVO, � uma coisa BEM complicadinha... |
_________________ F-a-n-l - Felipe de Andrade Neves Lavratti
- Engineering my life - |
|
    |
 |
MiStErI0Us
Usu�rio

21/02/2003
26 anos
690 mensagens
Teresina - PI
|
eu li em outro forum, um cara q tava alterando sua fonte normal, trocando componentes, s� li por alto, mas vi q ele tinha colocado PFC na fonte, vou procurar e qualquer coisa posto aqui |
|
|
    |
 |
GustavoFrezza
Usu�rio

04/11/2003
25 anos
217 mensagens
Len��is Paulista - SP
|
mixim escreveu: |
Tudo bem...mais como eu fa�o pra saber se o PFC da minha fonte � Ativo ou Passivo??? |
F-a-n-L escreveu: |
Em grosso modo se tem chave seletora de 110/220 � passivo, caso contr�rio � ativo.. |
A modo bem grosso n�!
Voc� esqueceu uma coisa: Se n�o tiver a chave seletora de 110/220, pode ser pfc passivo ou simplesmente sem pfc!  |
_________________ Meu computador
Meu carro |
|
     |
 |
elias.alberto
Usu�rio

30/07/2003
23 anos
809 mensagens
Belo Horizonte - MG
|
Uma d�vida: tenho uma antec 430w truepower, comprada no final de 2003. Creio que ela foi importada da europa. Procurei na caixa e na fonte qualquer indica��o de onde tenha sido fabricada, mas n�o achei. E tamb�m n�o achei nenhuma indica��o de que ela tenha pfc, apenas vagas refer�ncias a pfc escritas na caixa, do tipo "sua fonte pode ou nao ter pfc".
Infelizmente pra mim, a fonte � bivolt com seletor de voltagem. Fica a pergunta: existe fonte com pfc sem seletor autom�tico de voltagem? (acho absurdo uma fonte que custou mais de 500 reais nao ter pfc)
Misterious, talvez voc� estivesse se referindo a esse t�pico:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=85952
Li menos de 10p�g dele, mas parece que o maluco realmente botou pfc na fonte dele. Tem uma hora que ele at� passa o link de um CI que faz o "trabalho sujo" do pfc. Ser� que � f�cil assim, bota um chipzim e t� feito?
�queles interessados em descobrir se sua fonte tem pfc, manual escrito por mim:
Como descobrir se sua fonte tem pfc
Material: Uma extens�o que possa ser destru�da, fita isolante e um mult�metro que me�a correntes de at� 10 amp�res (com multimetro vagabundo de 6A teoricamente j� d� pra medir at� 700VA, mas amper�metro "alicate" � recomendado)
Procedimento: escolha um dos fios da extens�o (apenas um), corte-o e ligue cada ponta do multimetro em uma das pontas que sobraram quando voc� cortou o fio. Tenha certeza de que as pontas est�o fazendo contato muito bem e enrole com fita isolante, pra evitar choques. Coloque o mult�metro no modo de medir corrente que suporte a maior corrente, ligue uma ponta da extens�o da tomada e a outra em uma l�mpada, por exemplo. Observe que a corrente indicada no multimetro corresponde com a pot�ncia da l�mpada e a voltagem da rede, de acordo com a f�rmula P=U*I. (J� sacou n�?) Agora ligue na extens�o o seu pc, coloque ele com processamento em full e de modo a gastar o m�ximo de energia poss�vel. Depois, use uma dessas calculadoras de pot�ncia online (como esse: http://www.jscustompcs.com/power_supply/ ) pra estimar o que ele est� gastando. Se o c�lculo P=U*I (usando a corrente do mult�metro) der pr�ximo ao indicado na calculadora online, fique feliz: sua fonte tem pfc ativo, ou voc� descobriu o ponto �timo de trabalho dela (em que o pfc passivo � muito eficiente). Se n�o der um valor pr�ximo, chore, xingue o fabricante e arranque os cabelos: sua fonte n�o tem pfc.
 |
_________________ No grana, no mod. S�o as regras.
CasemodTour BH, EU FUI!
1� BH FDS MOD, eu fui!! Veja as fotos!
2� BH FDS MOD?
http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=37111 |
|
     |
 |
|
|